"Faça da sua criatividade, a sua oportunidade"

RUMO À MATURIDADE

Diante de algumas experiências minhas, sempre escutei que me faltava MATURIDADE, e cançada de não ter atitudes maduras, parti em caminhada na busca desta ciência.
Segundo a maior enciclopédia virtual: “é o processo de desenvolvimento dos seres vivos”. Dentro de uma visão psicológica, diz-se: “o ser humano maduro, é aquele que tem uma grande experiência de vida e uma visão melhor dessa no seu sentido filosófico. A maturação, nesse sentido, pode ocorrer após ou durante uma crise psicológica, desencadeada, geralmente, por algum evento importante na vida do indivíduo”
Sendo assim, conclui que frente aos desafios que já vivi, era para que estivesse em um bom nível de maturidade. Mas não conformada, busquei mais estudos que pudessem revelar o meu nível de maturidade e me deparei com a mais fantásticas aulas de como me tornar madura.
Na bíblia leia todo o capítulo 13, mas aqui irei transcrever apenas do versículo 8 ao 13:
 I Coríntios: uma carta de aconselhamento.


O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado; Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (I Coríntios 13:8-13)


A maturidade nos relacionamentos vem do entendimento e da prática de uma simples palavra: O AMOR.
No versículo 11 é revelada que nossa imaturidade de comportamento de menino, não nos pode acompanhar quando nos abrimos à viver o AMOR.
Quanto mais infantis somos, “falava como menino”, menor nossa capacidade de nos comunicar; é quando nos fechamos em silêncio e nossa comunicação se torna confusa e superficial.
Quando renascemos no Reino de Deus, passamos pelo processo de aprender a falar. Isso se dá pela intimidade com qual escutamos a palavra de Deus e pelo relacionamento com outras pessoas. Há um crescimento em comunidade, na família, com amigos e quando nos relacionamos amorosamente, pois o treino, o exercício de trocar experiências permite o amadurecimento (se isolamos uma criança e a privamos de relacionamentos ela nunca aprenderá a falar).
No mesmo versículo Paulo também chama a atenção para a imaturidade de nossos sentimentos “sentia como menino”. A alma é a segunda área que evidencia nossa imaturidade, a sede de nossas emoções. A alma de uma criança é marcada pela insegurança, inconstância, dependência e egoísmo.
Um cristão amadurecido não pode ser egoísta, buscando apenas o seu prazer. O seu olhar tem que ser voltado para o outro e para fazer a felicidade do outro; a realização no outro trará a própria felicidade.
É preciso também a busca pelo amadurecimento do entendimento “pensava como menino”. Precisamos ser sábios no tato com os nossos relacionamentos. A sabedoria é algo pedido ao Senhor:
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5)
“... a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17)”


Portanto, me tornar madura vai depender da minha experiência de AMOR, principalmente, viver para fazer o outro feliz, me desprendendo do meu egoísmo, e voltando o meu coração para as necessidades do coração das pessoas com as quais me relaciono. Que o AMOR que sinto, me traga a maturidade desejada para a minha comunicação, para as minhas emoções e para o meu entendimento.
Sob a luz do Espírito Santo seguirei meu caminho rumo à maturidade. Boa caminhada para você!

0 Comments:

Postar um comentário